A educação


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir
o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam
criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

04 março 2009

SAVINA PETRILII



Savina Petrilli nasceu na cidade de Siena - Itália, no dia 29 de abril de 1851, numa família que seria o seu primeiro campo de atuação.
É uma figura de mulher e mãe, ao mesmo tempo humana e heróica, exemplo luminoso de contemplativa operante, modelo de fé e simplicidade no qual Deus operou e pôs sua benevolência.
Recebe como herança de Santa Catarina um grande amor: à Eucaristia, ao Crucificado, à Igreja e aos pobres.
Socorre todas as formas de pobreza presentes na sua cidade, mostrando-se atenta aos acontecimentos históricos e às condições sociais da época. Concretiza aos 22 anos o seu desejo de consagrar-se a Deus e aos irmãos. Compartilha seu ideal de fraternidade e serviço com algumas de suas amigas.
Inicia a Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, com três companheiras que, fiéis ao próprio nome e ao carisma da fundadora, exercitam dia a dia a caridade, acolhendo o mistério de Cristo sempre vivo e presente nas maiores misérias humanas.
Savina é uma jovem inteligente, aberta, sensível e por isso sabe "escutar" o que o Senhor lhe pede. A sua missão e das Irmãs dos Pobres começa com o encontro entre Savina e a "fragilidade feito menina" Nazzarena Concogni, apelidada "Três Onças" devido a sua magreza. É a primeira menina a ser acolhida debaixo do teto da família Petrilli.
Abre generosamente o seu coração às necessidades de outros povos e se faz presente também no Brasil e na Argentina. Vive hoje nas suas Filhas, estendendo o reino de Deus na Índia, Filipinas, Paraguai e Equador, sempre dedicada a promover o homem na sua dimensão humana e espiritual.
Doada a Cristo e aos irmãos, não exaure no tempo, nem mesmo com a morte - ocorrida no dia 18 de abril de 1923 - a sua grande dedicação, mas continua a fermentar a terra com a força irresistível do amor. Foi beatificada em Roma pelo papa João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.

Um comentário:

Anônimo disse...

Óla!!!
Meu nome:Pedro Fernandes Chaves Moreira.
Eu achei muito interesante a sua postagen da dengue pois fala os ciudados a se tomar pois e uma das doenças que masi mata em um certo mês do ano!!!
Abraço...